Notifications
Clear all

Busca de informações em um banco de dados

2 Posts
2 Usuários
0 Likes
548 Visualizações
(@carolina-sanches)
Posts: 1
New Member
Topic starter
 

Olá,
Pessoal!

 

Esse é meu primeiro post, espero que consigam me ajudar, assim como espero poder ajudá-los diante daquilo que conheço em Excel.

Eu trabalho com Logística e fazemos auditoria em paletes que serão expedidos. Fazemos o download do arquivo, colamos em uma base e em uma segunda aba, o colaborador bipa a etiqueta do produto e logo é acusado se aquele pedido está ou não vinculado ao palete. O problema é que, o auditor pode bipar o número da etiqueta, do volume, digitar o número da NF ou o CPF do cliente. Todas essas informações estão distribuídas em colunas nessa base que fazemos download e a planilha que fiz, está fazendo referência com apenas uma informação, que é a etiqueta, que geralmente é a mais utilizada.

 

Já tentei CORRESP, PROCURAR, CONCATENAR, EXT.TEXTO e nada. Qual fórmula ou quais fórmulas posso utilizar para ter êxito, onde qualquer informação que eu bipar, vai ser feita a busca no banco e informar se está ou não vinculado?

 

Obrigada desde já, pessoal!

C. Sanches

 
Postado : 03/10/2023 8:13 am
Tags do Tópico
nelsonst
(@nelsonst)
Posts: 38
Eminent Member
 

Uma solução possível é a utilização de uma fórmula SEERRO combinada com OU e várias funções PROCV. A ideia aqui é que, para cada coluna (etiqueta, volume, NF, CPF), faremos uma tentativa de busca. Se uma das buscas for bem-sucedida, a informação é vinculada.

Aqui está um exemplo de como essa fórmula pode ser estruturada:

=SE(OU(
SEERRO(PROCV(valor_bipado, coluna_etiqueta, 1, FALSO), FALSO),
SEERRO(PROCV(valor_bipado, coluna_volume, 1, FALSO), FALSO),
SEERRO(PROCV(valor_bipado, coluna_NF, 1, FALSO), FALSO),
SEERRO(PROCV(valor_bipado, coluna_CPF, 1, FALSO), FALSO)),
"Vinculado", "Não Vinculado")

 

A função PROCV tenta encontrar valor_bipado em cada uma das colunas.

Ae o SEERRO é usado para pegar erros no caso de a função PROCV não encontrar uma correspondência, e nesse caso, retorna FALSO.

A função OU verifica se qualquer uma das buscas PROCV foi bem-sucedida.

uffa e finalmente, a função SE determina o que deve ser mostrado com base nos resultados da função OU.

Substitua valor_bipado, coluna_etiqueta, coluna_volume, coluna_NF, e coluna_CPF pelos endereços de célula ou ranges apropriados da sua planilha.

 
Postado : 11/10/2023 3:58 pm