Notifications
Clear all

Ofuscar código vba

8 Posts
4 Usuários
0 Reactions
2,584 Visualizações
(@jnexcel)
Posts: 298
Reputable Member
Topic starter
 

Boa tarde!

Por favor, alguém conhece algum vídeo que ensina como ofuscar o código vba de uma planilha do excel?

Agradeço pela atenção de todos.

 
Postado : 08/05/2018 9:52 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

JNEXCEL,

Boa tarde!

Não entendi... a palavra que você queria usar era "OFUSCAR" mesmo?

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 08/05/2018 11:00 am
(@jnexcel)
Posts: 298
Reputable Member
Topic starter
 

sim, isso mesmo.

Eu gostaria de saber se alguém conhece algum vídeo que ensina como ofuscar o código vba contido em uma planilha.

eu tenho uma planilha e vou enviar para um terceiro, porém eu nao quero que ele tenha acesso ao meu código vba.

Eu sei proteger o projeto vba, porém eu também sei como desproteger uma planilha.

minha intenção é enviar a planilha para esse terceiro e mesmo se ele quebrar a senha do projeto vba, o meu código vai estar "maquiado " .

por isso postei aqui se alguém conhece algum vídeo que ensina como ofuscar o código vba.

 
Postado : 08/05/2018 2:54 pm
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

Confesso que não sei o que é OFUSCAR um código e que nunca ouvi essa expressão. Todavia, isso não vem ao caso. O fato é que, ao meu ver, não há nada que garanta 100% de segurança para o seu código ou para a sua planilha. Você não precisa nem de um quebrador de senhas para ver um código VBA. Basta abrir a planilha no Calc do pacote da BROffice que o seu projeto fica completamente escancarado e sem pedir qualquer senha.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 08/05/2018 5:17 pm
(@edcronos2)
Posts: 346
Reputable Member
 

a um bom tempo atras eu li algo a respeito sobre isso, mas se não me engana a memoria era algo pago,
o fato é que usa recursos tipo desvirtuar variáveis, excluir comentários, adicionar loops extras e por aí vai, mas apenas seria meramente efetivo em códigos muito complexos e grandes

quer proteger seus codigos, aprenda outra linguagem e em vez da ação principal ser por macro estar numa DLL
e mesmo assim não é 100%, se seu código atingir uma importância elevada pode ter certeza de que alguem vai dar um jeito

ou use um monte de goto, gosub , "_" no meio de nomes para dificultar renomear as variaveis
usar variavies tipo a_b_2, a_2_b ...
isso num codigo tipo espaguete pode não proibir a pessoa de traduzir seu codigo, mas com certeza vai dar uma dor de cabeça kkkk

 
Postado : 08/05/2018 6:32 pm
(@jnexcel)
Posts: 298
Reputable Member
Topic starter
 

tentei usar o programa da imagem anexa, porém eu tentei tudo para ver o código depois de "ofuscar" mas eu não estou conseguindo.

alguém já usou esse complemento do excel?

 
Postado : 09/05/2018 9:00 am
xlarruda
(@xlarruda)
Posts: 732
Honorable Member
 

Poderia passar o link?

___________________________________________________________________________________________
Se a resposta atendeu sua dúvida, por favor, clique no Gostei e marque o Tópico como [Resolvido].

Att.

André Arruda

 
Postado : 09/05/2018 9:42 am
(@jnexcel)
Posts: 298
Reputable Member
Topic starter
 

Claro.

segue o link do programa:

https://drive.google.com/file/d/1NxViQS ... sp=sharing

 
Postado : 09/05/2018 9:57 am