Notifications
Clear all

CODIGO VBA - DONO DO CODIGO/SISTEMA

7 Posts
4 Usuários
0 Reactions
1,606 Visualizações
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Amigos, boa tarde

Tenho uma duvida que me veio a cabeça.

A empresa efetua uma entrega de demanda (relatórios) que quem fazia devido ao trabalho manual demorava em media 3 dias para entregar todos os 11.
Porem ao entregar todos os 11 eles ja estavam com defasagem de 3 dias.

Eu efetuei um código vba (automatização bem simples), porem me veio a cabeça:
Se eu for mandado embora ou surgir possibilidade melhor. Essa automatização e de quem?

Da empresa (por eu ter feito na empresa no ambiente de trabalho) ou Minha de forma pessoal aonde se acontecer algo eu possa "vender" para a empresa o sisteminha desenvolvido?
(caso ela não queira terá que contratar alguém para desenvolver tudo novamente ou voltar para a entregas com atrasos).

(pergunto isso juridicamente falando)... Realmente não sei ...
Se alguem tiver uma luz ou resposta embasada em Lei .. agradeceria muito

OBS: Dentro do VB ja coloquei senha para acesso ao mesmo...rsrsrsrsrsrsrs

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 23/08/2017 8:42 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

JPerez,

Boa tarde!

Não sou advogado e, portanto, não sei te responder legalmente como se dá isso. Até porque isso envolve uma série de nuances que foge ao meu conhecimento como, por exemplo, questões como O VBA é um software que compõe o pacote do Office. Esse pacote do Office da empresa é original? Seu sisteminha foi desenvolvido nele? Você estava utilizando suas horas de trabalho na empresa para desenvolver? E por aí vai... Penso que o código que você desenvolveu é criação sua e, portanto, os direitos de utilização sejam seus.

Quanto a questão de proteger o código com senha, é bom apenas lhe dizer que nenhuma senha protege seu código. Basta abrir seu arquivo com o Calc do pacote BrOffice que ele não pede nem senha do projeto e deixa todo o seu código à mostra.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 23/08/2017 9:11 am
brunoxro
(@brunoxro)
Posts: 698
Honorable Member
 

Boa tarde JPerez,

Não sou Advogado, mas acrescentado ao que o colega Wagner falou.

Você fez um trabalho dentro da empresa, com o computador da empresa, durante a hora de serviço para a empresa e recebendo um salário da empresa. No caso não vejo porque você cobrar qualquer valor caso seja demitido. Se for para cobrar, é melhor já deixar claro e cobrar de forma separada do salário.

A senha do VBA é facilmente quebravel. Em pouco tempo de pesquisa no google/bing qualquer um que tenha acesso a planilha vai ter acesso ao código.

att,

 
Postado : 23/08/2017 1:13 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

JPerez,

Boa tarde!

Não sou advogado e, portanto, não sei te responder legalmente como se dá isso. Até porque isso envolve uma série de nuances que foge ao meu conhecimento como, por exemplo, questões como O VBA é um software que compõe o pacote do Office. Esse pacote do Office da empresa é original? Seu sisteminha foi desenvolvido nele? Você estava utilizando suas horas de trabalho na empresa para desenvolver? E por aí vai... Penso que o código que você desenvolveu é criação sua e, portanto, os direitos de utilização sejam seus.

Quanto a questão de proteger o código com senha, é bom apenas lhe dizer que nenhuma senha protege seu código. Basta abrir seu arquivo com o Calc do pacote BrOffice que ele não pede nem senha do projeto e deixa todo o seu código à mostra.

Wagner obrigado pela ajuda.....

Questão foi de simples duvida...
a pessoa e contratada para fazer X coisa em Y tempo.
Porem ela faz XXXXXXXXX na metade do tempo do Y.....

Ao sair da empresa o conhecimento adquirido e meio que "roubado" ou seja, a empresa pode pegar uma pessoa e tendo essas observações feitas por ela se tornar obsoleto (claro ai vai da competência do funcionário mostrar qualificação e conhecimento para se adaptar e mostrar-se útil para novos desafios).

Boa tarde JPerez,

Não sou Advogado, mas acrescentado ao que o colega Wagner falou.

Você fez um trabalho dentro da empresa, com o computador da empresa, durante a hora de serviço para a empresa e recebendo um salário da empresa. No caso não vejo porque você cobrar qualquer valor caso seja demitido. Se for para cobrar, é melhor já deixar claro e cobrar de forma separada do salário.

A senha do VBA é facilmente quebravel. Em pouco tempo de pesquisa no google/bing qualquer um que tenha acesso a planilha vai ter acesso ao código.

att,

Bruno .. pegando o gancho...
vc ser contratado para fazer um copiar colar de 3 mil informações em 30 planilhas e disponibilizar diariamente (sim exatamente isso).
vc faz uma macro que faz esse serviço pra vc...(sim ninguém... NINGUÉM na empresa conhece macro..nem mesmo trabalhar com gráficos dinâmicos, o básico e PROCV e não sabe a lógica .. so se faz ...rsrsrsrs....)
ou seja, vc foi contratado para fazer uma coisa e otimizou o serviço... a questão e: vc não ganhar méritos por isso nem nada... (sendo que foi contratado ninguem sabia que vc tinha esse conhecimento... como dito acima foi contratado para copiar colar).

e meio que "triste"... mas entendo e reconheço as informações de vcs. postaram.....
abraços e obrigado

OBS: Sim existe empresas GRANDES assim!..rsrsrsrssrsrs

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 24/08/2017 8:43 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

Cara, só para complementar...

Trabalho em um empresa enorme. Não sou programador e nem fui contratado para desenvolver qualquer coisa dentro dessa empresa. Entretanto, sou graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e, no desenvolvimento normal do meu serviço no dia a dia, não vou ficar fazendo serviços rotineiros repetitivos se conheço e posso desenvolver rotinas que melhorem minha performance profissional e otimizem o meu tempo.

Desse modo, tenho centenas de códigos e sisteminhas que desenvolvi com esse objetivo. Pode ter, certeza: não me sinto nem um pouco prejudicado em saber que amanhã ou depois sairei da empresa e não receberei nada por isso. Tudo foi desenvolvido com os recursos da empresa, durante o meu horário de trabalho é visando otimizar o meu tempo e trabalho.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 24/08/2017 5:28 pm
(@edcronos2)
Posts: 346
Reputable Member
 

creio que existem fatores e fatores
normalmente exercemos funções das quais não somos contratados tentando mostrar do que somos capazes e com isso ter melhor oportunidade dentro da empresa
eu mesmo tive uma epoca que fui contratado como auxiliar de eletricista
mas tinha conhecimento de eletrônica e outras areas mas sem formação técnica
então fui me meter a fazer outros trabalhos , painel eletrico , controle de elevador de carga , conserto de ponto eletrônico,
disso foi para até conserto de aparelhos eletrônicos dentro da empresa
mas e o salário ?
eu estava fazendo algo que eu gostava?
sim, eu amava mexer nessas coisas ,

mas, nem o ambiente de trabalho (extremamente barulhento) e nem a valorização eram equivalentes ao que eu fazia
cheguei conversar até com o dono da empresa , mas não adiantou, ele mandava para o gerente geral, e o gerente geral falava que tinha que ser com ele
até que pedi demissão , infelizmente não cogitei colocar na justiça , passei a fazer trabalhos para a empresa por fora, mas deu boca pq moro em um area de risco

problema que vejo na situação,
vc é contratado para uma função para ganhar X , não como desenvolvedor para dar agilidade e eficiencia ao trabalho e tonar menos moroso para outros funcionarios
eu não sou desenvolvedor mas vejo esse tipo de função sendo desvalorizada por ser em cima do excel
a mostra do que é capaz de fazer, pode como comigo apunhalar a si próprio ,
mas veja bem, vc fazer algo no excel não te dá posso do sistema por causa do contrato de licença do pacote office
mas vc pode sim se tiver como provar que fez o sistema e não tinha sido contratado para tal area entrar por direito trabalhista " eu acho, já que foi isso que entendi de outros lugares, mas é bom se informar mais"

 
Postado : 24/08/2017 6:40 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
Topic starter
 

Obrigado a todos....

Foi so uma questão de conversa mesmo ....

Ja vi amigos meus por exemplo ao sair da empresa deletar planilhas com VB e codigos prontos....outros que deixaram e o patrão teve a cara de pau de ligar e perguntar se poderia ensinar a alguem a usar (foi demitido por "custo")....

mas vida que segue

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 25/08/2017 1:48 pm