atualização da plan...
 
Notifications
Clear all

atualização da planilha através da macro

10 Posts
5 Usuários
0 Reactions
2,532 Visualizações
(@cisneiro)
Posts: 75
Trusted Member
Topic starter
 

Tenho uma planilha que compartilho com outra pessoa da mesma rede. Eu abro para edição e a outra pessoa abre o mesmo arquivo,porém como leitura, gostaria que a outra pessoa atualizasse a planilha através de um botão de comando, pois até então , ela tem que fechar e abrir novamente para ver as alterações feitas por mim. existe essa possibilidade?

 
Postado : 04/10/2018 12:02 pm
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Excel em rede nao é uma boa ideia!!!

Mas vc pode colocar a base em separado e a pessoa puxar os dados por vba.

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 04/10/2018 12:20 pm
xlarruda
(@xlarruda)
Posts: 732
Honorable Member
 

Você pode cirar uma conexão de Dados via fonte ODBC.

Guia "Dados" > "De outras Fontes" > "Do assistente de conexão de Dados" > "DSN ODBC" > "Excel Files" ....

Configurando corretamente, os dados da planilha da outra pessoa atualiza em tempo real assim que ela der o comando refresh. (seu arquivo pode estar aberto ou fechado. não importa)

porém não tenho certeza se a outra pessoa tbm pode editar a planilha, ou se ela vira apenas um espelho da sua...

Vou verificar, qlqer coisa atualizo o post.

___________________________________________________________________________________________
Se a resposta atendeu sua dúvida, por favor, clique no Gostei e marque o Tópico como [Resolvido].

Att.

André Arruda

 
Postado : 04/10/2018 12:25 pm
(@cisneiro)
Posts: 75
Trusted Member
Topic starter
 

show xlarruda se isso der certo seria o ideal. mas quem tem que fazer isso, eu ou a outra pessoa?

 
Postado : 04/10/2018 12:36 pm
(@cisneiro)
Posts: 75
Trusted Member
Topic starter
 

como seria um código para fechar a planilha que está aberta (como Leitura) e depois abrir ela denovo como leitura?

local da planilha: C:UsersPublicPAINEL SUBLO

isso com certeza resolveria, pois assim que é feito manualmente.

 
Postado : 04/10/2018 12:43 pm
xlarruda
(@xlarruda)
Posts: 732
Honorable Member
 

Fiz uns testes aqui e nem tudo são flores..

Algumas considerações:

1- Seria mais indicado para puxar uma tabela de dados que é atualizada com frequencia.

2- como eu imaginava, o arquivo que recebe os dados vira apenas um espelho do arquivo original.
A pessoa pode até fazer alterações mas, assim que ele atualizar novamente, os dados voltam a ser exatamente iguais aos da planilha matriz.

Sendo assim, vou procurar outra solução pra você. Qualquer coisa posto novamente.

___________________________________________________________________________________________
Se a resposta atendeu sua dúvida, por favor, clique no Gostei e marque o Tópico como [Resolvido].

Att.

André Arruda

 
Postado : 04/10/2018 12:44 pm
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

Cisneiro,

Boa tarde!

Concordo com o colega MPrudencio. A maneira mais fácil que você tem para utilizar o Excel em rede é usar o Excel com uma interface Font End e o Access como base de dados em BAck End. Como uma aplicação tradicional. Desse forma, você instala sua aplicação Excel (com macros) em tantas máquinas quanto quiser e todas as pessoas podem atualizar dados ao mesmo tempo porque, na verdade, a atualização estará de fato ocorrendo na base de dados que é em Access e é multi usuário.

Veja, no exemplo anexo, uma aplicação simples que usa o Excel e o Access.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 04/10/2018 12:45 pm
(@cisneiro)
Posts: 75
Trusted Member
Topic starter
 

Não consegui Wagner, pois aqui na empresa não temos o access, teria um código que feche a planilha que está como leitura e depois abrir ela denovo como leitura?

isso resolveria. pois ia atualizar. colocaria o código em botão de comando.

 
Postado : 04/10/2018 1:45 pm
(@vitorhsh)
Posts: 0
Trusted Member
 

Boa Noite

Porque não compartilha a plánilha?

Revisão> Compartilha pasta de trabalho

Att, Vitor Hugo

 
Postado : 05/10/2018 1:21 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

Cisneiro,

Bom dia!

Sua empresa, com certeza, utiliza outros tipos de Banco de Dados pois deve ter aplicações diversas. Basta você se certificar qua Banco de Dados é usado e fazer as necessárias adaptações de modo a criar uma base de dados na linguagem do Banco de Dados usados na empresa e adaptações também na string de conexão do VBA dentro do aplicativo Excel.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 05/10/2018 4:59 am