Notifications
Clear all

Ajuda com mudar de cor da celula mediante valor do formulari

8 Posts
2 Usuários
0 Reactions
1,374 Visualizações
(@pedro_m)
Posts: 56
Trusted Member
Topic starter
 

Boa noite.

eu procuro ajuda para mudar de cor das celulas de uma folha.
tenho um formulario em que tenho codigo para ele mudar cor das textbox mediante um valor, mas queria saber se podia adaptar a folha do excel para tambem mudar de cor
o meu formulario tem uma textbox que marca um mes(ex mes aniversario) quando a data atual refere ao mes anterior aos anos, a textbox dos anos fica com uma cor, queria que quando mudasse a cor da textbox fosse tambem mudar a cor de fundo da celuna na folha

o codigo que tenho é este

Private Sub TextBox14_Change()
If txtmes.Value = "Fevereiro" Then
TextBox14.BackColor = &HFFFF&
End If
If txtmes.Value = "Março" Then
TextBox14.BackColor = &HFF&
End If
End Sub
 
Postado : 20/03/2016 5:13 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Em sua rotina só tem as instruções para alterar a cor do textbox não fazendo nenhuma referencia a que celulas se referem as datas, então a instrução para se alterar a cor de fundo de uma celula podem ser das seguintes formas :

Range("A1").Interior.Color = &HFFFF&

Cells(1, 2).Interior.Color = &HFFFF&

Cells(1, 3).Interior.ColorIndex = 10

Cells(1, 4).Interior.Color = RGB(0, 0, 250)

É só ajustar a sua rotina.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 20/03/2016 7:08 pm
(@pedro_m)
Posts: 56
Trusted Member
Topic starter
 

Boa Noite Amigo Mauro.
Obrigado pela resposta.
so mais uma pergunta, pois sou aprendiz de vba,o conhecimento é pouco, e com tanto codigo diferente fiquei confuso.
os codigos que me indicou é para colocar junto aos que eu coloquei?

 
Postado : 23/03/2016 4:07 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Boa Noite Amigo Mauro.
Obrigado pela resposta.
so mais uma pergunta, pois sou aprendiz de vba,o conhecimento é pouco, e com tanto codigo diferente fiquei confuso.
os codigos que me indicou é para colocar junto aos que eu coloquei?

Pedro, eu só indiquei uns exemplos de como você pode definir e/ou alterar a cor de uma celula uma vez que na rotina que colocou não é informado nenhuma celula, e você só informou o seguinte : "queria que quando mudasse a cor da textbox fosse tambem mudar a cor de fundo da celuna na folha", ou seja não disse a qual celula se refere, mas supondo que, conforme a primeira condição se sua rotina abaixo:

Private Sub TextBox14_Change()
If txtmes.Value = "Fevereiro" Then
TextBox14.BackColor = &HFFFF&
End If

Se o Valor de txtmes for igual a "Fevereiro"
alterar a cor de fundo do TextBox14, e se a celula na planilha que contem o valor "Fevereiro" for a "A1", ficaria assim :

Private Sub TextBox14_Change()
If txtmes.Value = "Fevereiro" Then
TextBox14.BackColor = &HFFFF&
Range("A1").Interior.Color = &HFFFF&
End If

Quanto ás outras formas, são maneiras diferentes de tratarmos os ranges, mas vai variar conforme estivermos definindo:
Range("A1").Interior.Color = &HFFFF& - Indicamos diretamente a celula "A1"

Cells(1, 2).Interior.Color = &HFFFF& - o 1 significa a linha e o 2 a coluna, então se refere a A2

Cells(1, 3).Interior.ColorIndex = 10 - o 1 significa a linha e o 3 a coluna, então se refere a A3

Cells(1, 4).Interior.Color = RGB(0, 0, 250) - o 1 significa a linha e o 4 a coluna, então se refere a A4

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 24/03/2016 11:23 am
(@pedro_m)
Posts: 56
Trusted Member
Topic starter
 

Amigo Mauro.
Obrigado pelo esclarecimento.

só mais uma questao, ja agora, é possivel passar foto que tenho numa "imagebox" para uma celula de uma panilha/folha?
estou a criar uma panilha/folha para imprimir e queria passar a imagem que é carregada automaticamenter na imagembox para a panilha. é possivel?

Mais uma Vez Obrigado pela Ajuda

 
Postado : 24/03/2016 5:49 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Pedro, se imagebox que se refere é um controle image em um formulario, tem sim como enviar para a planilha, agora estou no celular, mas se pesquisar no forum acho que ja postei algo a respeito, se nao, no forum do Tomaz tem.
Qdo estiver em casa procuro, mas é preciso saber como que carrega a imagem para o controle.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 24/03/2016 6:38 pm
(@pedro_m)
Posts: 56
Trusted Member
Topic starter
 

amigo mauro.
a imagem que coloco é vba nas toolsbox, insiro IMAGEM1,depois no campo picture procuro em meu pc a foto que quero.
é que ja vi em sites, mas é ter uma pasta com as imagens e depois fazer chamar essa imagem. mas o meu formulario é para andar de pc em pc e nao dá jeito estar a copiar a pasta com as imagens

 
Postado : 25/03/2016 7:56 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43750
Illustrious Member
 

Pedro, abra um novo tópico referente a questão da imagem, assim não misturamos as duvidas.
Assim que abrir eu movo estas para o novo tópico, enquanto isto de uma olhada no tópico abaixo:
IMAGEM NO VBA
viewtopic.php?f=10&t=16189&p=82985

Neste é mostrado como enviar para a planilha, se pesquisar por Picture encontrara vários outros tópicos.

[]s

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 26/03/2016 9:43 pm